segunda-feira, julho 14, 2025

REBOBINE

 GOVERNO


No Palácio da Alvorada, membros do governo se reuniram ontem à tarde e à noite com o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin para debater o decreto que irá estabelecer a Lei de Reciprocidade Econômica com os Estados Unidos.



REUNIÃO

Amanhã, as autoridades brasileiras se encontrarão no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir um consenso acerca do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Contudo, nenhum dos participantes está disposto a renunciar à função. O presidente Lula afirmou que continuará defendendo a elevação do IOF. A justificativa reside no fato de que o Poder Executivo detém a prerrogativa de editar decretos e aumentar as taxas de impostos, quando se fizer necessário.



PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, fará hoje suas conclusões finais no caso que investiga uma tentativa de golpe de Estado, que teve como protagonistas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete de seus principais apoiadores. O envio do relatório pela PGR assinala o começo oficial do período de 15 dias para que as defesas dos réus possam se manifestar. O ex-assessor de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, será o primeiro a fazer suas considerações finais. Posteriormente, todos os outros réus terão o mesmo intervalo de tempo para apresentar suas defesas.



DIPLOMA DIGITAL

A partir de 1º de julho, as instituições de ensino superior no Brasil passaram a utilizar unicamente o formato digital para a expedição de diplomas. A ação adotada pelo Ministério da Educação visa, fundamentalmente, simplificar o armazenamento, incrementar a segurança e evitar fraudes. Essa alteração engloba tanto as universidades federais quanto as privadas em todo o Brasil. A partir deste momento, os diplomas em formato impresso passarão a ser considerados meros itens decorativos segundo site de noticias, uma vez que o formato digital será o único oficialmente reconhecido. Entretanto, a obrigatoriedade do diploma digital ainda não abrange todos os cursos. Os programas de pós-graduação e as residências médicas, por exemplo, dispõem até o dia 2 de janeiro do ano seguinte para se conformarem à nova regulamentação.

TURISMO BRASIL 2025

O turismo no Brasil está passando por uma transformação; em 2025, o país se destaca por atrair visitantes a destinos como Rio de Janeiro, Gramado e Florianópolis.

Imagem - https://www.gov.br

Em 2025, diversas cidades brasileiras sobressaem-se como os destinos mais apreciados no turismo nacional, cuja preferência se altera a cada ano. Entre os locais mais visitados estão Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Gramado e Foz do Iguaçu, que atraem tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros em busca de cultura, lazer e belezas naturais.

O município de Gramado, localizada no Rio Grande do Sul, foi escolhida como o destino mais destacado em 2025, em virtude de sua infraestrutura de excelência, acolhimento e diversidade cultural.  A cidade destacou-se como um destino nacional ao proporcionar experiências para famílias, casais e grupos, transformando-se em uma referência no turismo durante todas as estações do ano.

O reconhecimento foi concedido por organizações do setor turístico, após a avaliação de critérios como segurança, acessibilidade, opções de lazer e conservação ambiental. Gramado experimentou um crescimento sustentável e investiu em atrações inovadoras, superando a concorrência e ampliando o fluxo de visitantes nos anos recentes.