Desde 2016 Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) de Belo Horizonte solicitou aos órgãos de trânsito da capital a criação de motofaixa, mas somente agora em 2025 após reunião com a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Municipal de Belo Horizonte e a Prefeitura da capital foi adotada projeto-piloto.
No ano passado, a iniciativa articulou a inclusão de uma emenda de R$ 400 mil na Lei Orçamentária Anual de 2025 destinada à criação de corredores exclusivos para motos.
A iniciativa tem o objetivo de aumentar a segurança dos motociclistas e melhorar o fluxo do trânsito na cidade.
Os pontos onde serão implantados vão ser mapeados para receber as faixas e, se forem bem-sucedidas na implantação desse modelo, será apresentado para outras cidades brasileiras.
O projeto da criação de motofaixa também inclui a zona de espera, o motobox uma área de espera ou retenção de motocicletas, geralmente antes de um semáforo, que visa facilitar a organização e o fluxo de trânsito de motocicletas, que já foi implementada nas principais vias.
Na avaliação da CDL, a criação dessa via alternativa, especialmente às motocicletas, reduz colisões ao separar motos de veículos maiores, diminuindo a circulação no corredor, e promove trânsito mais seguro e organizado.
Dados da Prefeitura de BH indicam que 75% das vítimas de acidentes de trânsito em Belo Horizonte são motociclistas.
Segundo informações, os dois corredores com maior número de acidentes de moto são a Cristiano Machado e Antônio Carlos.
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