Após 16 anos de insistência, a Fundação Athos Bulcão, enfim, conseguiu um local em Brasília para construir sua sede definitiva.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal promoveu uma cerimônia no Foyer da Sala Martins Pena, situado no Teatro Nacional, para a concessão simbólica do lote que servirá para a instalação da Fundação Athos Bulcão, que abrigará a sede da referida instituição.
O evento que aconteceu na data que celebra o aniversário de nascimento do artista no dia 2 de julho.
A proposta de lei que permite a concessão de uso da área pública por um intervalo de 35 anos foi assinada no dia 30 último, após um período de espera de 16 anos.
A propriedade que será atribuída encontra-se, no momento, sob a administração da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal no endereço, lote 12 do Setor de Divulgação Cultural da capital.
ão aproximadamente uma área de 1.225 metros quadrados, situada nas proximidades da antiga Funarte e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Criada em dezembro de 1992, a Fundação Athos Bulcão funciona em um local proisório na 510 Sul, e a busca por uma sede própria foi uma batalha contínua.
A proposta abrange um complexo cultural que inclui um teatro/auditório com capacidade para 180 pessoas, uma sala multiuso, um museu, uma galeria, uma loja e um café. A edificação contará com uma cobertura em forma ondulada, equipada com uma ampla claraboia no centro, que proporcionará iluminação natural.
Athos Bulcão, foi um artista conhecido no Brasil e no mundo, destacou-se como escultor, desenhista e pintor, sendo um dos mais significativos e impactantes nomes do modernismo brasileiro. Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, Bulcão era, além de pioneiro de Brasília, brasiliense de coração. Em 1958, chegou à Capital da República, sendo convidado por Oscar Niemeyer para colaborar na edificação da futura Capital, entretanto, enamorou-se e fixou residência na cidade, onde veio a falecer em 2008, aos 90 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua colaboração.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.