O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a primeira autorização prévia para um empreendimento de geração de energia eólica em alto-mar no território brasileiro.
O empreendimento, capaz de produzir até 24,5 megawatts (MW) de energia, foi autorização preliminar do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A instalação ficará situada a uma distância de 15 a 20 quilômetros da costa, sendo destinada ao consumo interno do Porto-Ilha.
De acordo com informações disponibilizadas pelo Ibama, a licença prévia foi aprovada após um extenso processo de análise conduzido por uma equipe técnica multidisciplinar do instituto, que possui vasta experiência na avaliação de impactos ambientais.
Com a validação desta fase inicial, o projeto deverá atender às condições estabelecidas e desenvolver um plano de gestão ambiental e, somente após isso, solicitar a licença de instalação.
O Ibama estabelece três etapas de licenciamento para projetos que estão sendo iniciados do zero.
O projeto de energia eólica no mar no Brasil prevê que os primeiros parques comecem a operar a partir de 2030, subsequentemente à aprovação do marco regulatório.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, o leilão de áreas destinadas a projetos de energia eólica em alto-mar projeta investimentos na ordem de R$ 25 bilhões ao longo dos próximos quatro anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela sua colaboração.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.