E diminuir esse tempo é o objetivo das autoridades locais; por isso, existe um projeto ousado para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. O projeto foi assinado no ano passado pelo Governo da Bahia.
O contrato de empréstimo para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, prevê um acordo de até US$ 150 milhões para a realização da obra. Com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, o tempo de viagem entre Salvador e a Ilha de Itaparica será reduzido para cerca de 30 a 10 minutos, de um lado para o outro.
A construção da Ponte Salvador-Itaparica está em fase de sondagem do solo marítimo, e se sair do papel, será a maior sobre lâmina d'água da América Latina.
O plano segundo seus idealizadores é de que o traçado seja uma das maiores obras de infraestrutura já existente no Brasil e que vai modificar a realidade socioeconômica de todo o estado, pois serão beneficiados 250 municípios, com destaque para aqueles do Recôncavo sul, baixo sul e Região Metropolitana de Salvador.
A realização da Ponte Salvador-Itaparica até a Ponte do Funil será feita por meio da Nova Variante Rodoviária, que será construída na Ilha de Itaparica e o prazo para a conclusão está previsto para ser em 2032.
A sondagem do solo está em fase final, com 75% concluída, com previsão de finalização até março, após isso a continuidade dos investimentos dependerá da formalização do contrato entre o governo estadual e o consórcio, composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation e China Communications Construction.
O empreendimento deve criar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, proporcionando oportunidades para trabalhadores da região baiana.
Para garantir a absorção da mão de obra local, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte está promovendo programas de capacitação em parceria com a concessionária responsável pelo projeto.
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