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quinta-feira, agosto 08, 2024

PROJETO BANCO VERMELHO


Estudo aponta que só no ano de 2023, 1.467 mulheres faleceram no Brasil vítimas de feminicídio. Por isso, a campanha Agosto Lilás 2024 reforça o combate à violência contra a mulher. Para isso foi instituído o projeto Bancos Vermelhos.

Uma ação que nasceu na Itália em 2016 e tem se espalhado por diversas cidades no mundo com objetivo de denunciar a escalada do feminicídio. A foi instituída no país a campanha Agosto Lilás.

A norma entrou em vigor na última quinta-feira (1º) e determina que os assentos devem conter mensagens de reflexão sobre o tema, além de contatos para denúncia e suporte a vítimas através Central de Atendimento à Mulher (180).


VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Segundo o instituto Sou da Paz, em um levantamento realizado no estado de São Paulo no 1º semestre de 2024, quase 70% das mulheres vítimas de feminicídios foram mortas em casa.

De feminicídio a violência em Jundiaí, de janeiro a julho, 193 mulheres relataram às autoridades policiais que foram vítimas de agressão por parte de algum homem, cerca de 62% a mais do que o número de denúncias registradas no mesmo período do ano passado.

Apesar da Lei Maria da Penha, sancionada há exatos 18 anos, foi um divisor de águas para a sobrevivência de centenas de mulheres vítimas da violência doméstica, pois as violências não cessaram. Conforme o Painel da Violência contra a Mulher da Polícia Civil, desde o início de 2024, as cinco maiores cidades do Sul de Minas já somaram mais de 120 casos de violência contra a mulher no primeiro semestre deste ano. Só a cidade de Juiz de Fora, um município no interior do estado mineiro, teve aproximadamente 2.197 mulheres vítimas de violência doméstica, a região é considerada a segunda cidade da região com a maior porcentagem de casos de violência ao sexo feminino. Para conter essa ação que ainda é alarmante no oitavo mês onde marca a campanha Agosto Lilás, que visa trazer ações de enfrentamento e conscientização sobre o assunto, une os governos federal e estaduais. Eles estão focados este ano em uma iniciativa que aproximará a população brasileira da realidade de mulheres que enfrentam esse problema com o Projeto Banco Vermelho.
A ação foi lançada pelo governo federal no último dia primeiro, e visa a instalação de assentos na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas, como escolas, universidades, estações de trem e metrô, rodoviárias e aeroportos.

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