Translate

quarta-feira, agosto 28, 2024

PARAOLIMPÍADAS 2024

 


A Paraolimpíada de Paris 2024 terá seu início hoje com uma cerimônia especial de abertura  às 15 horas (horário de Brasília) e na oportunidade  4.400 atletas estarão desfilando na Avenida Champs-Élysées em direção à Place de la Concorde.

E a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, publicou, em seu perfil, o registro de mais um mergulho no Rio Sena, para provar e garantir a qualidade da água para os Jogos Paraolímpicos.

Ela já havia nadado no local, que recebeu as provas de triatlo e maratona aquática antes das Olimpíadas 2024 que aconteceu na França. E a partir do próximo ano, nadar no local será uma obrigação no verão parisiense.

As 185 delegações que participarão das Paraolimpíadas terão até o dia  8 de setembro para poder aproveitar a beleza da cidade luz. 

CIDADES COM CANDIDATOS ÚNICOS

 


Dados da Confederação Nacional de Municípios mostram que o número de candidaturas únicas nas eleições deste ano é o mais alto já registrada desde o ano 2000, quando foram divulgados oprimeiros levantamentos sobre o assunto. 

Segundo informações, o pleito deste ano conta com 214 candidatos disputando sozinhos o cargo de chefe do executivo municipal.  Só na região Sudeste concentra 68 cidades com candidaturas únicas (32%), seguida pela região Sul (66 candidaturas ou 31%), Nordeste (37 candidaturas ou 17%), Centro-Oeste (30 candidaturas ou 15%) e Norte (11 candidaturas ou 5%). 

Os estados com as cidades de candidato único são: Rio Grande do Sul — 43; Minas Gerais — 41; São Paulo — 26; Goiás — 20.


COMUNIDADE PORTUGUESA EM RORAIMA

 

A comunidade portuguesa Forte São Joaquim, em Roraima , realiza neste final de semana o 1º Festival Gastronômico no Parque Anauá, de 30 de agosto a 1º de setembro, e incluirá shows culinários, palestras, artesanato e exposições culturais.

Será um dia de Portugal em Roraima, com objetivo de promover a união cultural entre os dois países com receitas clássicas da culinária portuguesa preparadas por chefs brasileiros, com ingredientes regionais da Agricultura Familiar do estado que faz parte do extremo norte do Brasil.


AS ÁGUAS DO MAR ESTÃO AUMENTANDO

A elevação do nível do mar é uma realidade em diversas partes do mundo e, de acordo com uma estimativa da Nasa, a agência espacial norte-americana, feita com dados feitos até 2020, duas áreas no Rio de Janeiro serão afetadas pelo oceano Atlântico devido ao aumento do nível do mar e à erosão costeira, são elas o distrito de Atafona, em São João da Barra, e a cidade do Rio de Janeiro, onde o nível do mar pode subir de 12 cm a 21 cm até 2050.

O aumento do nível do mar, se dá por conta do derretimento das camadas de gelo continentais, ameaça asfixia ilhas mais baixas, como as Maldivas, as Ilhas Marshall, Polinésia Francesa, Vanuatu, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné e Tuvalu. O arquipélago de Tuvalu, no Oceano Pacífico, entre a Austrália e o Havaí, pode desaparecer devido ao aumento gradual do nível do mar.

Numa visão geral, segundo os especialistas, o nível médio do mar pode aumentar entre 30 e 60 centímetros até o ano de 2100 em decorrência das mudanças climáticas.



MORTE JOGADOR


 Faleceu ontem a noite, aos 27 anos, o jogador Juan Manuel Izquierdo, do Nacional-URU. O zagueiro teve uma parada cardíaca por conta de uma arritmia durante o jogo entre São Paulo e Nacional-URU no Morumbi.

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 22. Ele deixa esposa, uma filha de dois anos e um filho nascido há menos de duas semanas.

Desmaios, insuficiência cardíaca, edema agudo de pulmão, AVC e parada cardíaca são algumas das complicações da doença que em alguns casos, pode levar à morte súbita, que ocorre inesperadamente e num prazo de uma hora desde o início dos sintomas, pode evoluir para parada cardiorrespiratória e falecimento.

A arritmia cardíaca ocorre quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente, por isso, a investigação médica se torna fundamental.