Translate

quinta-feira, agosto 29, 2024

LABORATÓRIO UFAM

O Laboratório de Ensaios de Produtos, da Universidade do Estado do Amazonas, localizado na Avenida Darcy Vargas, 1200, no bairro Chapada, em Manausconquistou a certificação de ser o primeiro e único laboratório de uma universidade pública a conceder selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Atualmente o órgão reúne atribuição técnica para executar ensaios térmicos e mecânicos, de competência à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 no produto isqueiro. No Amazonas já existem dois fabricantes de isqueiros que vão ser os principais beneficiários dessa comprovação deo selo de qualidade.

HOSPITAL PÚBLICO

 O Hospital Veterinário Público do Distrito Federal está com dificuldades de infraestrutura e limitações clínicas para atender os animais de estimação.

Por isso o Governo do Distrito Federal, suspendeu todos os procedimentos de quimioterapia, eletrocardiograma e ecocardiograma em animais, na unidade por falta de insumos básicos para o órgão. 

O centro de saúde é o único a prestar assistência médica gratuita a boa parte dos animais da capital e que agora poderá deixar aproximadamente 2 milhões de animais do Distrito Federal sem atendimento profissional.


PONTE RIO MUTUM


 A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, um município que fica distante de Cuiabá a 61 quilômetros, deu início à construção de uma ponte de concreto e aço sobre o Rio Mutum no Estado do Mato Grosso, próximo à Rodovia do Manso.

Com dimensões de 12,0 metros de comprimento por 4,20 metros de largura, faz parte do programa de implantação e substituição de pontes de madeira, desenvolvido pelo Governo estadual. O objetivo é melhorar as condições de escoamento da produção local com acesso mais seguro à região.

A obra, toda em concreto, poderá eliminar mais uma ponte de madeira e a expectativa é que mais de mil caminhões passem pelo local diariamente.


TIPUANA NO BRASIL


A árvore tipuana, uma das três principais espécies de árvores presentes no estado de São Paulo, se mostrou tolerante a secas extremas.

E é considerada uma alternativa para promover a resistência urbana perfeita contra as mudanças climáticas.

Originária da América do Sul, do norte da Argentina e da Bolívia, é uma árvore exótica, de tronco com casca parda-clara e de crescimento rápido, que se reproduz facilmente por sementes que costumam germinar no derredor da planta mãe.

Os climas preferidos dessa planta são o temperado, tropical e o subtropical, tornando-se capaz de suportar longas estiagens.