Translate

sexta-feira, março 05, 2021

A MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

 

Vídeo antigo - South China Morning Post - 2020

Com 118 anos completos Kane Tanaka, a mulher mais velha do mundo vai carregar a tocha olímpica, um dos símbolos mais importante dos Jogos Olímpicos, calculado para acontecer em maio deste ano em Tóquio.

O acontecimento previsto para ocorrer no ano passado, foi adiado por causa da pandemia do Covid-19, que impactou a organização do evento e também na preparação dos atletas.

Nascida em 5 de janeiro de 1903 no Japão, ela vive em um asilo em Fukuoka. 

Sua trajetória de vida a levou a passar por duas pandemias globais a gripe espanhola e agora o novo coronavírus. Também passou por momentos de insegurança em duas guerras mundiais e superou dois cânceres.  

A previsão é que a idosa percorra parte dos 100 metros  percurso em uma cadeira de rodas,  além da possibilidade de no final da trajetória  ela dar os últimos passos a pé,  antes de passar a tocha ao próximo corredor.

Até hoje, os mais velhos a carregarem a tocha olímpica foram Aida Gemanque, do Brasil, que aos 106 anos levou a tocha nos Jogos do Rio de 2016, e o tenista de mesa Alexander Kaptarenko, que aos 101 anos correu com a tocha nos Jogos de Inverno de Sochi de 2014.