Translate

quarta-feira, agosto 05, 2020

EVOLUÇÃO ELEITORAL 2020

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Luís Roberto Barroso e as eleições municipais 2020.

Nesta quarta feira (5) em uma coletiva virtual o  presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luís Roberto Barroso, disse que nesses últimos anos houve uma evolução de 2,66% do eleitorado brasileiro, em relação às últimas eleições municipais  de 2016. 

 Ele também acrescentou que o Brasil é a  4º maior democracia do mundo, em que todos os seus cidadãos elegíveis, participam igualmente das suas eleições.


NOVIDADE PARA 2020


 Segundo o ministro, o pleito deste ano pode sofrer algumas alterações por conta da pandemia do Covid-19. Ele falou que existe a possibilidade de que seja estendido em pelo menos uma hora há mais a votação, das 8h às 18h, além de um horário reservado para idosos.

 O ministro destacou, que as convenções partidárias para escolher os candidatos  deste ano, será entre os dias  31 de agosto e 16 de setembro. O Registro das Candidaturas  será online até 26 de setembro e que a  data da propaganda eleitoral em geral terá inicio em 26 de setembro, sendo que a de rádio e televisão será em  9 de outubro.

Vale lembrar que a PEC aprovada pelo Congresso Nacional, prevê a data do primeiro turno em 15 de novembro, e o segundo, em 29 de novembro.

 

Pleito de 2016 serão nulos no RS. 

Vale destacar que ontem(4)  o TSE, deu parecer favorável ao acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que decidiu pela ilegalidade de todos os votos conseguidos pela coligação Unidos  Imbé (PTB/PDT/Pros), nas Eleições de 2016, sob as provas de  uso fraudulento de candidaturas femininas fictícias.