Translate

segunda-feira, setembro 01, 2025

ESCULTURA PALÁCIO DA JUSTIÇA

 A escultura criada por Burle Marx, recentemente posicionada no Palácio da Justiça, integra um projeto paisagístico que estabelece uma ligação entre diversas obras de arte e todos os palácios situados na Esplanada dos Ministérios.


O Palácio da Justiça em Brasília teve suas obras iniciadas em 1967, sendo concluídas em 1972, com a inauguração ocorrendo em 3 de julho daquele ano.

Hoje, após aproximados 53 anos, o espaço foi agraciado com a escultura de Roberto Burle Marx, renomado paisagista e artista brasileiro, amplamente reconhecido por suas inovações no paisagismo tropical e por seu profundo conhecimento da flora nacional.

A instalação aconteceu no espelho d'água do Palácio da Justiça durante um evento especial para a ocasião onde enfatizou a importância do patrimônio cultural e da sustentabilidade.

A estrutura atual da Esplanada dos Ministérios tem uma história única, refletindo o modelo arquitetônico desejado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

A instalação começou em agosto de 2024, mas, só foi concretizado este ano, após a parceria entre o Ministério da Justiça de São Paulo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério da Cultura e a Presidência da República para o Projeto de Recuperação e Modernização do Palácio da Justiça e seus jardins.
Com o intuito de direcionar as atividades, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou a Comissão Consultiva de Curadoria, que é composta por Rogério Tadeu de Salles Carvalho, Elcio Gomes da Silva, Maria da Graça Costa Ramos, Lilia Katri Moritz Schwarcz e Lílian Cintra de Melo.