Translate

sexta-feira, janeiro 17, 2020

ALVIM DEMITIDO DA SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA


Depois de publicar vídeo com apologia ao nazismo e discurso copiada de Joseph Goebbels, o Secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim, foi demitido do governo Jair Bolsonaro. 


O Presidente da República Jair Bolsonaro, se reuniu nesta sexta feira pela manhã, com ministros no Palácio do Planalto para tomar decisão sobre o futuro do Secretário Especial de Cultura Roberto Alvim, que divulgou um vídeo  ontem pela Secretaria Especial de Cultura,  fazendo citações semelhante ao do político alemão e Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista entre os anos de 1933 e 1945, Joseph Goebbels. 

O fato causou  indignação  nas redes sociais. Até mesmo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) se manifestaram pelo afastamento imediato de Alvim.

 O Secretário Especial da Cultura, divulgou uma nota lamentando o episódio, em sua conta particular no Facebook. Ele disse que foi apenas uma coincidência a retórica do fato. 

O presidente Jair Bolsonaro  indicou o dramaturgo Roberto Alvim, diretor de artes cênicas da Funarte, para comandar o órgão em 7/11/2019. Sua nomeação foi publicada em edição extra no Diário Oficial da União.

O vídeo  de Roberto Alvim, foi postado com objetivo de divulgar o Prêmio Nacional das Artes,  iniciativa que irá destinar mais de R$ 20 milhões para fomentar a produção artística  das cinco regiões brasileiras.

Em suas sete categorias, o Prêmio pretende selecionar 5 óperas, 25 espetáculos teatrais, 25 exposições individuais de pintura e 25 de escultura, 25 contos inéditos, 25 CDs musicais originais e 15 propostas de histórias em quadrinhos.

O edital do prêmio está previsto para ser  publicado na próxima semana no Diário Oficial da União. Qualquer artistas, gestores e produtores culturais poderão inscrever seus projetos, até o dia 9 de março, por meio do Sistema de Apoio às Leis da Cultura, (Salic), em uma das sete categorias.