Translate

quinta-feira, outubro 17, 2024

MAIS DE UMA DÉCADA SEM DANTE


O Sesc Arsenal em Cuiabá é responsável pelo filme que conta a história de Dante de Oliveira, o autor da emenda das Diretas Já, que faleceu em 6 de julho de 2006, aos 54 anos, vitimado por disfunção de múltiplos órgãos e choque refratário decorrente de sepse por pneumonia e diabete mellitus.

Engenheiro civil de formação, ingressou na carreira política como deputado estadual, foi Deputado Federal, prefeito e governador por Mato Grosso.

Dante marcou a história do parlamento brasileiro ao apresentar a emenda das Diretas Já, depois de duas décadas de abstinência eleitoral imposta pela ditadura militar.

Também chamada de Emenda Constitucional Dante de Oliveira, ela faz parte de uma série de movimentos em prol do retorno da democracia no Brasil mediante eleições diretas para Presidente da República depois de 21 anos sem essa ação.

PACOTE DO VENENO

 

 A proposta de redução da distância mínima para a aplicação de agrotóxicos para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano está sendo debatido na Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso.

Recentemente um documento, foi apresentado pelo Fórum Mato-Grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, onde aponta que a situação do estado é alarmante, isso porque o estado ocupa o primeiro lugar em volume de uso de produtos químicos agrotóxicos em suas lavouras.

Por isso foi apresentado na Assembleia Legislativa do estado o projeto de lei número  1.833.2023 que reduz de 300 para 25 metros a distância mínima para aplicação de veneno nas plantas ou no solo.