Translate

quinta-feira, outubro 17, 2024

MAIS DE UMA DÉCADA SEM DANTE


O Sesc Arsenal em Cuiabá é responsável pelo filme que conta a história de Dante de Oliveira, o autor da emenda das Diretas Já, que faleceu em 6 de julho de 2006, aos 54 anos, vitimado por disfunção de múltiplos órgãos e choque refratário decorrente de sepse por pneumonia e diabete mellitus.

Engenheiro civil de formação, ingressou na carreira política como deputado estadual, foi Deputado Federal, prefeito e governador por Mato Grosso.

Dante marcou a história do parlamento brasileiro ao apresentar a emenda das Diretas Já, depois de duas décadas de abstinência eleitoral imposta pela ditadura militar.

Também chamada de Emenda Constitucional Dante de Oliveira, ela faz parte de uma série de movimentos em prol do retorno da democracia no Brasil mediante eleições diretas para Presidente da República depois de 21 anos sem essa ação.



Após 40 anos de Diretas Já, e visando valorizar os 18 anos sem este ícone histórico, o Sesc Arsenal exibe, está exibindo desde o dia 16 e encerra amanhã, 18 de outubro, o filme-documentário A Primavera de Dante.

O evento acontece às 19 horas, no Cinema do Arsenal, localizado na rua 13 de Junho, no bairro do Porto e com entrada gratuita.

A mostra, conta com fotografias da época, recortes de jornais e pertences de Dante de Oliveira, além de trechos do filme-documentário.

A mostra é uma iniciativa do Sesc-MT, com o Instituto Dante de Oliveira e Grupo de Trabalho 40 anos Diretas Já.

Nenhum comentário: