O Palácio das Lágrimas foi palco de uma das histórias mais macabras do século 19, em São Luís, no Maranhão.
Construído no início do século XIX e demolido ao final do mesmo século, e reconstruído posteriormente, é um dos casarões mais antigos da capital.
Localizado na Rua 13 de Maio, no centro Histórico da capital, ficou marcado no imaginário popular desde a época da escravidão devido às lendas sobre crimes passionais e por herança, envolvendo irmãos, pais e filhos.
Daí então o palácio ficou vazio por um bom tempo, e ao longo das décadas foi restaurado e adaptado, para servir como instituições educacionais.
O Palácio das Lágrimas hoje é de propriedade da Universidade Federal do Maranhão Ufma, que por muitas décadas funcionou como Faculdade de Farmácia e Odontologia e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan como patrimônio de toda a sociedade.
Recentemente foi feito uma assinatura de ordem de serviço através do Iphan e da Ufma para dar início a reestruturação do local.
As obras fazem parte das ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento PAC no Maranhão.
Atualmente, o espaço está passando por uma ampla reforma e a previsão é que os trabalhos sejam concluídas em 18 meses. A expectativa é que no futuro o local deve abrigar, no futuro, a Escola de Música da universidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário