Translate

quarta-feira, setembro 18, 2024

APLICATIVO CONTRA VIOLÊNCIA A MULHER NO DF


Um grupo de estudantes está desenvolvendo um aplicativo invisível para proteger mulheres vítimas de violência no Distrito Federal e se for bem aceito é possível alcançar todo o país. A ferramenta consiste em permitir fazer pedidos de socorro discretos em casos de violência doméstica.

O esboço, foi apresentado o ano passado em Brasília e está em fase de teste. O projeto propõe a criação de um sistema de SOS camuflado no celular forma discreta.

O programa é desenvolvido pela Tech2U, uma startup focada em soluções tecnológicas, e conta com a parceria do traçado da Hack Ideia Elas. A ferramenta quer fazer com que a mulher busque socorro sem que o violentador perceba o pedido.

FALTAM POUCOS DIAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2024

 

Faltam 18 dias para as eleições de outubro e no pleito deste ano, eleitoras e eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de exercer seu direito ao voto. Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A norma conhecida como Lei Seca determina a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em determinado território no dia das eleições. A medida não está prevista diretamente no Código Eleitoral e não é obrigatória. Sua aplicação depende de acordo entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Segurança Pública de cada estado.   

O governo de Minas Gerais e o Gabinete Institucional de Segurança do TRE-MG anunciaram que a venda de bebidas alcoólicas será permitida durante as eleições municipais. A iniciativa foi tomada após solicitação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que se opôs à imposição da lei seca tradicional durante o pleito.