O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza a análise de uma área desflorestada de forma ilícita. A operação Guardiões da Vida é responsável por essa iniciativa.
Conforme o Ibama, a BR-319, que conecta Manaus a Porto Velho, vem sofrendo pressões constantes devido à expansão da fronteira agrícola e a ocupações irregulares.
O instituto através do programa Guardiões da Vida está realizando uma ação com objetivo de intensificar a proteção ambiental, para manter a Amazônia em pé.
O projeto atende especialmente áreas afetadas por conflitos e ameaças, como as terras indígenas e as áreas de conservação na Amazônia, realiza uma avaliação minuciosa sobre a área desmatada de forma ilícita.
De acordo com a entidade governamental, uma recente ação levou à descoberta de caminhos ilegais na floresta e à repressão de delitos ambientais, como a extração ilícita de madeira. Os funcionários do órgão confiscaram e destruíram um trator esteira utilizado para a supressão de florestas e construção de vias.
Além disso, foram destruídos também, geradores de energia e também apreendidos e inutilizados no local. De acordo com a gestão do órgão no Amazonas, foi necessário queimar os materiais e equipamentos devido à inviabilidade de remoção.
A organização disponibiliza para os cidadãos o número 0800 61 8080 para a comunicação de infrações ambientais.