Translate

terça-feira, outubro 08, 2024

BELÉM ESPERA A COP30




O Estado do Pará prepara a cidade para receber o evento internacional, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) programada para acontecer na capital de Belém.

Em contagem regressiva, o evento promete ser o maior e o mais importante acontecimento sobre o clima do mundo.

Com a data marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a região está a todo vapor. Cerca de 30 ações estão sendo executadas pelo governo estadual com o objetivo de transformar a capital em oportunidade, além de deixar um legado de desenvolvimento na vida do paraense no que se refere ao avanço local.

  Com a possibilidade do progresso sustentável, construção de novos equipamentos de lazer como as principais obras conectadas diretamente ao evento, o Parque da Cidade, o Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia e o Porto Futuro II. Um local que abrange sete galpões, e que foi oficialmente cedido pela Companhia Docas do Pará ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura para atividades econômicas ligadas à cultura e ao turismo.

A expectativa é de deixar a cidade mais cativante para os visitantes, transformando a capital na porta de entrada para a região Amazônica.

É A VEZ DELES PREFEITOS INDIGENAS


Em 2024, houve uma série de mudanças significativas na política brasileira. Houve uma disputa apertada, vitórias expressivas e mudanças significativas no poder. Os principais destaques foram o primeiro turno das eleições municipais, em que cada candidato defendeu uma bandeira, uma causa ou uma ideologia, além do crescimento do povo originário no pleito.

A nação indígena que ocupam cerca de 13% do território nacional, com 724 áreas definidas como territórios indígenas, somam aproximadamente 900 mil são pessoas que reúnem aproximadamente 305 etnias diferentes que falam mais de 274 línguas. 

Como foco principal, essas populações têm como objeto as políticas públicas, entre elas: preservação ambiental e mais políticas públicas para indígenas em centros urbanos.