Translate

quinta-feira, agosto 14, 2025

SÃO FRANCISCO A ARTÉRIA DO BRASIL

A distância do ponto de origem do Velho Chico até sua junção com o oceano é de dois mil setecentos quilômetros.


Desde sua nascente até seu encontro com o oceano, o rio São Francisco atravessa sete estados brasileiros. Seu percurso simboliza a veia arterial que percorre o Brasil, transportando ao longo do seu trajeto a essência da região por onde quer que flua.

A origem histórica e geográfica das águas começa na Serra da Canastra, localizada em São Roque de Mina, distante aproximadamente a 320 quilômetros da capital mineira Belo Horizonte. É justamente em São Roque de Mina que se encontra uma caixa d'água elevada, cuja altitude atinge 1.300 metros em relação ao nível do mar, caracterizando-se como o divisor natural da bacia hidrográfica dos rios São Francisco do Paraná.

A Serra da Canastra, popularmente chamada de “fábrica de águas”, não somente abastece o Rio São Francisco, como também fornece água para o Nordeste brasileiro. Da mesma forma, é responsável pelo surgimento de nascentes que alimentam outros rios, os quais, abastecem a região Sul do Brasil. A foz do Rio São Francisco localiza-se na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, mais precisamente entre as cidades de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).