Translate

sexta-feira, setembro 27, 2024

BARCO BENJAMIM GUIMARÃES

Canal no Youtube do Carlos Viana - Conta e mostra o barco ao longo dos tempo

Depois de 10 anos parado, o barco de turismo mais famoso do país voltará a navegar pelo rio São Francisco, o mais importante da região Nordeste, que ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados, passando por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O barco é o vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913, nos Estados Unidos, pelo estaleiro James Rees & Com. Ele navegou alguns anos no Rio Amazonas, depois foi transferido para o Rio São Francisco em 1920 e realizou viagens contínuas na região até seus afluentes com objetivo de levar e trazer mercadorias de uma região para outra. Também marcou o transporte das tropas brasileiras dos Pracinhas para lutarem na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

No início dos anos 1980, com a decadência da navegação no São Francisco, o vapor passou a ser utilizado em passeios turísticos e as viagens tornaram-se cada vez menos frequentes.

A embarcação se tornou tão importante que em 1985, dado seu valor histórico-cultural, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

LEILÃO ROCK IN RIO

 

Rock in Rio anuncia leilão beneficente com artigos autografados pelos artistas que se apresentaram no festival de 2024. Um pop-up do aplicativo oficial anuncia o leilão com o título Fans For Change.

Todo o dinheiro arrecadado será destinado a duas ONGs: a Ação da Cidadania, que combate a fome no Brasil, e a Gerando Falcões, que atua na redução da pobreza em favelas e periferias.

O leilão é uma tradição do festival que nesta edição comemorou os  40 anos de acontecimento. A festividade terminou no último dia 22 e na oportunidade a organização do espetáculo confirmou o retorno do evento que será em 2026, mas ainda sem uma data específica para os shows.

O lance ficará no ar até o dia 4 de outubro, na plataforma da Play For a Cause com arremate iniciais de R$ 1.985 nas guitarras assinadas, em alusão ao primeiro ano do festival que foi na década de 80. Entre os itens mais cobiçados, a guitarra autografada pela Avenged Sevenfold, banda de rock e metal da Califórnia, já está com lance de R$ 9.120,00.

DEMAPA MONITORA QUEIMADAS NO PARÁ