Translate

sexta-feira, setembro 27, 2024

BARCO BENJAMIM GUIMARÃES

Canal no Youtube do Carlos Viana - Conta e mostra o barco ao longo dos tempo

Depois de 10 anos parado, o barco de turismo mais famoso do país voltará a navegar pelo rio São Francisco, o mais importante da região Nordeste, que ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados, passando por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

O barco é o vapor Benjamim Guimarães, construído em 1913, nos Estados Unidos, pelo estaleiro James Rees & Com. Ele navegou alguns anos no Rio Amazonas, depois foi transferido para o Rio São Francisco em 1920 e realizou viagens contínuas na região até seus afluentes com objetivo de levar e trazer mercadorias de uma região para outra. Também marcou o transporte das tropas brasileiras dos Pracinhas para lutarem na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

No início dos anos 1980, com a decadência da navegação no São Francisco, o vapor passou a ser utilizado em passeios turísticos e as viagens tornaram-se cada vez menos frequentes.

A embarcação se tornou tão importante que em 1985, dado seu valor histórico-cultural, foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.


APÓS DEZ ANOS BARCO VOLTA A NAVEGAR

Em 1986, ele voltou a ativa e em 1987, a Empresa UNITOUR ficou responsável pelo seu agenciamento de viagens turísticas, mas no ano de 2014 o barco ficou proibido de navegar por falta de reforma, pois durante uma vistoria foi encontrado deficiência no chapeamento, rasgos e furos no casco. Um perigo para quem turista na região sobre as águas.

Mas em uma atitude de resgatar o turismo navegável, fez com que o Governo de Minas Gerais assumisse a restauração do vapor Benjamim Guimarães e as obras devem ser concluídas até janeiro de 2025.

A restauração do vapor custará cerca de R$ 5,8 milhões, e será financiada pela Eletrobrás através de um acordo entre a Prefeitura de Pirapora e o Ministério de Minas e Energia, para recuperar os recursos hídricos das Bacias dos Rios São Francisco e Parnaíba.
Com isso a paralisação de dez anos pode estar com os dias contados, a expectativa é que o barco volte a navegar em breve pelo são franciscos.

Nenhum comentário: