Translate

terça-feira, agosto 04, 2020

STF MANTÉM LIMINAR E NEGA HC.



Videoconferência do Supremo Tribunal Federal (STF). 


O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (4) por manter a liminar do ministro Edson Fachin, que limita operações policiais em comunidades durante a pandemia.

A decisão alegada foi que o uso da força, só é legítimo se for comprovadamente necessário para a proteção de um bem relevante, como a vida e o patrimônio de outras pessoas. 

Essa decisão foi por conta da atuação armada de policiais no Estado  do Rio de Janeiro, nas comunidades carentes e que em maio deste ano, matou um adolescente de 14 anos, durante uma operação conjunta da Polícia Federal, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana da Cidade. 

O STF, também negou hoje o  Habeas Corpus (HC), ao réu Danilo Afonso Pechin, indiciado pelo assassinato do advogado Francisco de Assis Henrique Neto Rocha  em 2019,  por suposta pirâmide financeira baseada em criptomoedas com uma divida de 2 milhões de reais.

O HC pede revogação de sua prisão preventiva, estabelecida em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em setembro do ano passado que converteu a prisão temporária em preventiva, por suposto crime de homicídio qualificado por motivo torpe.

Durante a audiência a Ministra Rosa Weber, disse, que quase foi convencida pela sustentação oral do advogado de defesa, mas que acompanharia a votação do Ministro Alexandre Moraes. Aproveitou para citar a condenação de pessoas, que são presas apenas ter furtado um shampoo. E encerrou dizendo, que nesse caso é extremamente relevante.