Translate

quinta-feira, julho 25, 2024

VOÇOROCA

 


Crateras chamadas de voçorocas  surgem devido ao desmatamento de áreas nativas, no interior do estado do Maranhão.

São enormes abismos que acontecem em áreas onde a vegetação é escassa deixando o solo fraco sem proteção e que pioram durante o período chuvoso. 

Os buracos que surgiram há mais de 30 anos já matou sete pessoas e engoliram cerca de 70 casas e continuam avançando sobre a cidade, desabrigando e ameaçando mais de 300 famílias da região.

IMÓVEIS TOMBADOS E ABANDONADOS

 



Em cuiabá dos 600 imóveis reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , 400 estão tombados como patrimônio histórico da capital. Apesar de rica em cultura casarões sãoabandonados e identidade se perde no tempo na Capital matogrossense.

O levantamento foi feito pelas pesquisadoras Luciana Mascaro e Carla Cristina Rosa de Almeida da Universidade Federal de Mato Grosso, do departamento de Arquitetura e Economia. 

BRASIL E EUA


Segundo levantamento da AG Immigration, escritório de advocacia imigratória no país norte-americano, de  janeiro a maio de 2024, aproximadamente  4.179 vistos “L”, um tipo de visto não imigrante emitido pelo governo dos Estados Unidos para permitir que empresas multinacionais transferem funcionários de seus escritórios no exterior para operações nos Estados Unidos. 

A classificação dos países que estão investindo nos EUA - Índia: 18.508 Brasil; 4.179 China: 4.117 México: 3.074 Japão: 3.046 Coreia do Sul: 2.938 Grã-Bretanha e Irlanda do Norte: 2.625 França: 2.527 Alemanha: 1.644 Israel: 1.097 Israel: 1.097.

PORTÃO DO INFERNO EM MATO GROSSO É RISCO PARA O PAÍS.

 O Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, representa um risco para o país, isso é que se entendeu após relatório realizado no final do ano passado pela Prefeitura da região em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Localizada na MT-251, Rodovia Emanuel Pinheiro, o Portão do Inferno, está a 65 km da capital mato-grossense, no observatório foi apontado vários fragmentos de rachaduras e quedas de rochas na região.


PARQUE ESTADUAL CRISTALINO EM MT



Localizado entre Novo Mundo e Alta Floresta, a 791 km e 800 km de Cuiabá, o futuro do Parque Estadual Cristalino II, uma unidade de conservação ambiental, é centro da discussão sobre sua extinção.

Situado no extremo norte do Mato Grosso, onde faz barreira aos avanços do arco do desmatamento, um território que vai do oeste do Maranhão e sul do Pará em direção a oeste, passando por Mato Grosso, Rondônia e Acre.