Translate

terça-feira, agosto 26, 2025

MUNICÍPIOS ESPECIAIS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Conheça quatro cidades brasileiras que possuem outros idiomas como língua materna secundária: Santa Maria de Jetibá, localizada no Espírito Santo; Pomerode, em Santa Catarina; além de Bento Gonçalves e Nova Petrópolis, ambos situados no Rio Grande do Sul.


Santa Maria de Jetibá, localizada no estado do Espírito Santo, fica aproximadamente 98 km da capital, Vitória. O município é reconhecido como a maior colônia pomerana do planeta, onde o uso da língua alemã prevalece. A ocupação da região ocorreu entre 1800 e 1900, resultando na constituição de uma comunidade autônoma.

Com aproximadamente 42 mil moradores, o pomerano representa uma variação do idioma alemão plattdeutsch. Em 2018, o hino da Pomerânia foi oficialmente implementado na cidade, bem como o dialeto pomerano.


Pomerode, localizada no estado de Santa Catarina, é outra região que preserva a língua alemã. Situada no estado de Santa Catarina, a cidade possui uma população indígena oriunda da região do Mar Báltico, situada na fronteira com a Polônia. Quem passa pela região observa que os habitantes preservam a cultura alimentar, as danças, a língua, a arquitetura e as tradições da nação europeia. Uma das maiores conquistas do município foi a implementação de três línguas oficiais na região: português, alemão e, desde 2017, o pomerano.


REBOBINE

 GOVERNO


Ao todo, 38 ministros estão em reunião hoje em Brasília com o presidente Lula para falar das expectativas para 2026, apresentar novo slogan e discutir respostas ao, tarifação imposta ao Brasil pelos EUA. Para isso, segundo informações da Esplanada dos Ministérios, foi preciso que os ministros fizessem uma coleta de informações sobre as atividades realizadas pelos seus respectivos ministérios ao longo desse mandato e bloquearam suas respectivas agendas até as 15h.


BOLSONARO


Ontem, Paulo Gonet, procurador-geral da República (PGR), solicitou que a Polícia Federal (PF) intensifique a supervisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar com monitoramento eletrônico por tentativa de golpe. Gonet declara que o Ministério Público Federal (MPF) considera que o Supremo Tribunal Federal (STF) deve instruir equipes 24 horas para acompanhar as medidas cautelares em tempo real do réu. Nesta segunda-feira, Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, informou ao STF que recebeu uma carta do líder do PT, Lindbergh Farias, alertando para um possível perigo de fuga de Bolsonaro. A acusação indica que o ex-presidente pode buscar refúgio na Embaixada dos Estados Unidos, localizada a aproximadamente dez minutos de sua residência em Brasília, para solicitar refúgio político.