Translate

quinta-feira, setembro 19, 2024

FESTIVAL PARALÍMPICOS EM CUIABÁ


 Neste sábado a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro do estado do Mato Grosso, realiza amanhã em Cuiabá o Festival Paralímpico. 

O objetivo é de celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. 

A organização do evento quer oferecer aos participantes que são crianças e jovens de 7 a 17 anos experiências nas modalidades como: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, vôlei sentado, tênis de mesa, ciclismo e tiro com arco e flecha entre outras. 

A expectativa é que com a participação de vários iniciantes, fator importante com esperança de que em breve esses atletas possam participar representando o estado em uma paraolimpíada como a realizada na França este ano.


SETEMBRO AMARELO SE PRECISAR PEÇA AJUDA



 A campanha Setembro Amarelo, chama a atenção para a importância da saúde mental. Criada no Brasil em 2005, tem o objetivo de combater o estigma e promover diálogos abertos sobre o assunto, entre eles o suicídio e a coação consiste na ação de coagir, ou seja, forçar alguém a fazer algo contra a sua vontade.

O lema da campanha de 2024, lançada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), é “Se precisar, peça ajuda!”.

Embora a campanha Setembro Amarelo não seja voltada exclusivamente para trabalhadores, a saúde mental no ambiente de trabalho merece atenção especial, principalmente em ano eleitoral, onde as pessoas se sentem pressionada a escolher certos candidatos ou até mesmo brigas por candidatos, ou partidos X, já que nessa época, acontecem muitos crimes de coação é caracterizado como o ato de agir com pressão ou violência (física ou verbal) perante outra pessoa, com o propósito de obter algo contra a vontade desta.