Translate

terça-feira, outubro 22, 2024

MANAUS 355 ANOS

 

A capital do Amazonas, completa 355 anos no dia 24 de outubro. O local que nasceu na barra do Rio Negro, que hoje sofre as consequências climáticas com o nível mais baixo da história em 120 anos. 

O nome Manaus foi dado como forma de homenagear o povo indígena chamado de Manaós, considerados os primeiros habitantes a chegar na região.

Segundo o guia de turismo da Amazing Tours, o Pajé Josafat Awyató, descendente da etnia Mura, conta que recentemente as águas do Rio Madeira revelaram restos de um navio norte-americano do Século XIX. Tudo isso vem confirmar os fatos que aconteceram ao longo da história no estado. 


DE MUSEU A HOTEL

A Casa do Maranhão é um museu folclórico localizado na cidade de São Luís, e que agora pode virar unidade do hotel Vila Galé em São Luís.

A Casa funciona em um amplo casarão neoclássico do século XIX, marcando o local são as muitas janelas que embelezam a estrutura. Localizado no bairro Praia Grande, Centro Histórico de São Luís, o ambiente é dedicado à preservação e exibição de exposições permanentes como fotos e relíquias que exploram o folclore, lendas, histórias e tradições que compõem a rica formação cultural do estado.

Um projeto inovador pode transformar a Casa do Maranhão em uma unidade no município de hotel Vila Galé, que vem negociando há quase dois anos, a instalação de uma rede hoteleira na capital maranhense.

BONDE DOS MAURICINHOS



As imagens postadas na internet geraram grande repercussão e indignação entre os moradores da cidade. Jovens de classe média alta tocaram terror em Manaus. 

Durante a coletiva de imprensa promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas no 1° Distrito Integrado de Polícia da Capital, o delegado Cícero Túlio, responsável pelo órgão, afirmou que os indivíduos suspeitos, que empregam armas de fogo, agridem pessoas em ruas e ateiam fogo em áreas de vegetação, foram identificados como filhos de grandes empresários da cidade.

A investigação, batizada como Bonde dos Mauricinhos, que chamou a atenção das autoridades local, já deteu em prisão temporária três jovens. Eles ficaram conhecidos nas redes sociais, após, divulgarem vídeos em que aparecem em carros de luxo, exibindo armas de fogo, entre outros, em diferentes regiões da capital amazonense.

 Celulares, computadores e equipamentos eletrônicos foram apreendidos na casa dos três suspeitos.