A capital do Amazonas, completa 355 anos no dia 24 de outubro. O local que nasceu na barra do Rio Negro, que hoje sofre as consequências climáticas com o nível mais baixo da história em 120 anos.
O nome Manaus foi dado como forma de homenagear o povo indígena chamado de Manaós, considerados os primeiros habitantes a chegar na região.
Segundo o guia de turismo da Amazing Tours, o Pajé Josafat Awyató, descendente da etnia Mura, conta que recentemente as águas do Rio Madeira revelaram restos de um navio norte-americano do Século XIX. Tudo isso vem confirmar os fatos que aconteceram ao longo da história no estado.
Criado nas margens do Madeira, ele lamenta o que vem acontecendo na região que também sofre com uma seca severa e preocupa a população.
O guia conta que, até 1910, a língua principal falada em Manaus era a francesa. Isso ocorreu por conta do grande volume de europeus que foram para a cidade com objetivos extrativistas.
Com toda essa gama de informação e cultura, nesta data em que se comemora mais um ano de fundação da cidade a meios aos problemas climáticos, a administração do estado divulga seus eventos para amanhã.
A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, preparou uma programação especial com shows gratuitos, apresentados por artistas locais e nacionais para comemorar os 365 anos de Manaus.
Entre as atrações nacionais estão o grupo Raça Negra, Amado Batista, e as atrações locais contará com a cantora Jessica Lima, Banda Meu Xodó, Lucas Moura e Felipe Lessa.
Além da apresentação do tradicional Boi Manaus, que acontece nos dias 24 e 25 no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, no bairro Flores, zona Centro-Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário