Translate

segunda-feira, outubro 07, 2024

ELEITORES E REFERENDO

 

A população de Belo Horizonte decidiu não mudar a bandeira da cidade durante o referendo, realizado neste domingo (6).
A proposta foi votada em consulta pública junto ao pleito municipal de 2024, ontem, e recebeu 84,32% de votos negativos ao projeto, e, assim, a capital manterá sua bandeira atual.

Considerada a bandeira de Belo Horizonte como a mais feia da história, ela foi instituída por lei em 1995, onde exibe o brasão oficial da cidade em um fundo branco. A nova proposta é de uma bandeira com um sol em meio às cores verde e azul.

A ideia de substituir o símbolo de Belo Horizonte tramitou na Câmara de Vereadores em 2023, quando o designer independente Gabriel Figueiredo compartilhar, em suas redes sociais, a ilustração, feita por ele, de uma nova bandeira para o município.

PRIMEIRO TURNO CHEGA AO FIM


 A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia, fez um balanço ontem do primeiro turno das eleições municipais 2024 e um total 103 municípios foram para o segundo turno, sendo que  15 são capitais.

A ministra durante sua fala com a imprensa disse ser preocupante as apreensões de dinheiro em espécie realizadas pela PF durante a campanha eleitoral e reiterou que as urnas são “confiáveis” e “seguras”. 

Segundo o TSE, o aplicativo Pardal, ferramenta oficial do tribunal, recebeu 5.795 denúncias ontem durante as eleições municipais.  As principais irregularidades foram boca de urna (3.401), fixação de faixas e cartazes (230) e distribuição de panfletos (207).