Translate

segunda-feira, outubro 07, 2024

ELEITORES E REFERENDO

 

A população de Belo Horizonte decidiu não mudar a bandeira da cidade durante o referendo, realizado neste domingo (6).
A proposta foi votada em consulta pública junto ao pleito municipal de 2024, ontem, e recebeu 84,32% de votos negativos ao projeto, e, assim, a capital manterá sua bandeira atual.

Considerada a bandeira de Belo Horizonte como a mais feia da história, ela foi instituída por lei em 1995, onde exibe o brasão oficial da cidade em um fundo branco. A nova proposta é de uma bandeira com um sol em meio às cores verde e azul.

A ideia de substituir o símbolo de Belo Horizonte tramitou na Câmara de Vereadores em 2023, quando o designer independente Gabriel Figueiredo compartilhar, em suas redes sociais, a ilustração, feita por ele, de uma nova bandeira para o município.


Em São Luís, os eleitores da capital maranhense se manifestaram a favor do passe livre estudantil no transporte público. A proposta saiu vencedora com 89,9% dos votos (523,7 mil votos).

Com 83,8% dos votos (11 mil), o eleitorado de Governador Edison Lobão aprovou a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão.

São Luiz (RR) passará a se chamar São Luiz do Anauá. A aprovação ocorreu por 83,4% dos votos (4 mil).
Os eleitores de Dois Lajeados (RS) não aprovaram a construção do novo centro administrativo do município na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzo. A negativa se deu pela manifestação contrária de 81,4% do eleitorado (2,2 mil votos).

Nenhum comentário: