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quarta-feira, março 10, 2010

CAMPO GRANDE - MS


       Campo Grande é uma cidade moderna e em sintonia com o presente. Evolui multiplicando oportunidades e confirmando, a cada dia, sua vocação para o progresso sem deixar de conservar o ar brejeiro. É chamada de cidade morena devido à cor do seu solo e se preparou para a copa de 2014





Com o projeto de reforma do morenão, mas infelizmente não foi escolhida para fazer parte da FIFA. Marcos da formação da cidade, os monumentos eternizaram a história e a importância dos povos que contribuíram para a evolução da capital. 

A Estação Ferroviária em Campo Grande, Mato grosso do Sul é o show de monumento na capital. A Novoeste (antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil N.O.B.) construída por uma comitiva (que chegou em 1907), chefiada pelo engenheiro Emilio Schenoor, que assinou contrato com o governo federal. Patrimônio protegido por lei. Outra é a Vila dos Ferroviários, construída para a instalação dos funcionários e seus familiares.

No Brasil existem ferrovias com padrões de competitividade internacional, e a qualidade das operações permite, por exemplo, a agilidade desejada para a integração multimodal. O custo do frete, cobrado pelas operadoras nas ferrovias, é 50% mais barato em relação ao transporte rodoviário. Além disso, as ferrovias oferecem rapidez e resistência a grandes cargas. 

A alternativa ferroviária, de fato, é importante para operadores que lidam com matérias-primas como empresas petroquímicas, que além de perigosas são transportadas em grandes volumes. Em 2006 o DNIT assinou convenio para construção de terminais intermodais no município de Campo Grande e a execução de obras de contorno ferroviário de Três Lagoas.

Capa 2014

Como todos os estados no projeto que Campo Grande apresentou a CBF estava previsto a reforma do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. A obra previa a revitalização total entorno da infraestrutura do estádio. 

A capacidade no projeto era de quase 45 mil pessoas, mas, ao invés de cadeiras e arquibancadas, seria instalada assentos e implantada uma cobertura ao longo de toda a estrutura. O investimento estava previsto em torno de R$ 500 milhões. 

O local foi inaugurado em 7 de março de 1971 e na época foi considerado o maior estádio universitário da América Latina, ao fazer parte do conjunto das dependências acadêmicas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Sua área construída é de 20.000 m, podendo receber 43.003 espectadores, quase metade da população total da cidade à época de sua construção. Conta com 15 cabines de rádio e TV, 32 portões de acesso e um campo com 70x10 metros de bem tratado gramado. O recorde de público do estado ficou em 38.122 espectadores.

APOIO AOS CAMELÔS EM CUIABÁ




 As vendas do comércio de Mato Grosso via internet cresceram 10% no último trimestre do ano passado e a expectativa é de que esse aumento seja triplique neste ano, devido à expansão das vendas online para outros setores, como o comércio informal (camelôs) e, recentemente, o fast food.

      Shopping Popular é um dos setores que aderiu ao comércio eletrônico, o local que reúne atualmente 390 camelôs em Cuiabá. Aproximadamente 100 já aderiram ao projeto de vendas on-line. Segundo os responsáveis é um trabalho lento, mas que vem se consolidando a cada dia, a meta é chegar a 50% do faturamento total num período de um ano.

As vendas pela Internet no Shopping Popular estão sendo realizadas graças a uma parceria com o portal de negócios de Mato Grosso (www.vendasmt.com.br), que também está aberto a novos parceiros, como anuncia o responsável pelo site.A manutenção do site é feita por meio do pagamento de R$ 15 ao mês para cada comerciante do shopping inserido nesta estratégia de vendas.

O primeiro passo para quem quer comprar eletronicamente é localizar a mercadoria e os preços. Em seguida, o consumidor liga por telefone e negocia a compra diretamente com o proprietário da barraca. A maioria dos camelôs não cobra taxa de entrega, que pode ser feita diretamente pelo proprietário, de carro, ou enviada por mototáxi.

O deputado Carlos Brito (PDT) recebeu a diretoria da Associação dos Camelôs do Shopping Popular de Cuiabá, que buscou o apoio do parlamentar para reforçar a luta pela legalização. Luta essa, já defendida por Brito há anos, que, em 2006, inclusive interviu para a criação da Cooperativa de Compra do Comércio Popular de Mato Grosso (Coocomp/MT).

Através da Coocomp, os camelôs comprariam os produtos no exterior por meio do Porto Seco, podendo oferecê-los aos clientes com nota fiscal e garantia. Mediante incentivos do Governo do Estado, que à época deu total apoio à categoria e à implementação da cooperativa, os camelôs poderiam comprar as mercadorias pagando apenas 3% de impostos, quando a alíquota normal é de 17%. Aliada também nesta luta, a MT Fomento, na época presidida pelo atual secretário de Estado de Fazenda, Éder Moraes, ofereceu ainda linhas de crédito aos camelôs, por meio da Coocomp.