Translate

sexta-feira, outubro 04, 2024

NINHO DE TUIUIÚS EM MS

 


Ninho de tuiuiú foi registrado no topo de uma palmeira, com altura estimada de 20 metros. Uma construção incrivelmente bela, inédita, além de arriscada para a ave. O feito foi realizado em Miranda, município do estado, 208 km da capital de Campo Grande, porta de entrada para as circundantes zonas úmidas do Pantanal do Mato Grosso do Sul.

A cena inusitada chamou a atenção de pesquisadores e ambientalistas que atuam na região, já que o Tuiuiú, é uma ave símbolo do pantanal, e construir seu ninho no topo de uma planta carandá, Palmeira, que pode chegar a 20 metros de altura não é muito comum, pois as espécies, costumam fazerem seus ninhos em árvores de ipê-roxo e retorna ao mesmo ninho para procriar.  

Segundo os observadores, um feito incomum para a espécie, uma vez que a árvore escolhida como território de construção não oferece a sustentação necessária para que espécie possa depositar de 2 a 5 ovos. 

BRASÍLIA SEM CHUVA E EXPECTATIVA DE VISITAÇÃO NA FLONA

 


Hoje Brasília bateu o recorde histórico de seca extrema, com 164 dias sem chuvas, superando o ano de 1963. A capital atravessa, no momento, o maior período de estiagem desde sua fundação.

A última chuva registrada pelo Inmet em 2024 foi em 23 de abril, quando a água caiu na área do Plano Piloto e do Sudoeste.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há tendência de chuva entre terça-feira ou quarta-feira da próxima semana.

Enquanto isso, a expectativa é de que este fim de semana ainda seja de altas temperaturas e menores índices de umidade.


RIO PARAGUAI

 


A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos assegurou que o trecho entre Cáceres, Mato Grosso, e Corumbá, Mato Grosso do Sul, permanecerá restrito a embarcações de pequeno e médio porte.

A dragagem que visa aprofundar o rio Paraguai compreende um trecho de 680 quilômetros, o local possui diversas ilhas fluviais e excesso de sinuosidade, com uma profundidade que varia entre 1,80 e três metros.

Segundo informações, o local não vai receber o transporte de grandes embarcações, pois irão prejudicar a planície de alagamento do Pantanal.

A região abriga valiosas amostras da biodiversidade e de cenários do bioma em áreas protegidas como a Estação Ecológica Taiamã e o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.