Translate

sexta-feira, outubro 04, 2024

BRASÍLIA SEM CHUVA E EXPECTATIVA DE VISITAÇÃO NA FLONA

 


Hoje Brasília bateu o recorde histórico de seca extrema, com 164 dias sem chuvas, superando o ano de 1963. A capital atravessa, no momento, o maior período de estiagem desde sua fundação.

A última chuva registrada pelo Inmet em 2024 foi em 23 de abril, quando a água caiu na área do Plano Piloto e do Sudoeste.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há tendência de chuva entre terça-feira ou quarta-feira da próxima semana.

Enquanto isso, a expectativa é de que este fim de semana ainda seja de altas temperaturas e menores índices de umidade.



VISITA A FLORESTA BRASILIENSE


E nessa mesma semana em que se espera as chuvas têm a expectativa de dar a inicialização da visitação na  Floresta Nacional de Brasília conhecida como Flona.

Criada em 1999, protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, foi fechada temporariamente para visitação, devido a queimadas no local.

Onde cerca de 50% da área total da área de preservação foi devastada pelo fogo, onde 2.655 hectares de um total de 5.640 hectares foram destruídos, equivalente a cerca de 2,6 mil campos de futebol.

A área possui a maior trilha de Mountain Bike do país e é totalmente sinalizada em sua extensão de 48 km, que abrange diferentes terrenos, variando entre estradão de terra e trilhas de estrada, com trechos técnicos, subidas íngremes e descidas rápidas em meio às belezas naturais do cerrado.

Nenhum comentário: