Translate

sexta-feira, outubro 04, 2024

NINHO DE TUIUIÚS EM MS

 


Ninho de tuiuiú foi registrado no topo de uma palmeira, com altura estimada de 20 metros. Uma construção incrivelmente bela, inédita, além de arriscada para a ave. O feito foi realizado em Miranda, município do estado, 208 km da capital de Campo Grande, porta de entrada para as circundantes zonas úmidas do Pantanal do Mato Grosso do Sul.

A cena inusitada chamou a atenção de pesquisadores e ambientalistas que atuam na região, já que o Tuiuiú, é uma ave símbolo do pantanal, e construir seu ninho no topo de uma planta carandá, Palmeira, que pode chegar a 20 metros de altura não é muito comum, pois as espécies, costumam fazerem seus ninhos em árvores de ipê-roxo e retorna ao mesmo ninho para procriar.  

Segundo os observadores, um feito incomum para a espécie, uma vez que a árvore escolhida como território de construção não oferece a sustentação necessária para que espécie possa depositar de 2 a 5 ovos. 



O tuiuiú é a maior ave da maior planície inundável do mundo com a capacidade de voar, sua alimentação é composta por moluscos, répteis, peixes, insetos e pequenos mamíferos e chega a medir 1,60 metros de altura, além de pesar até 8 kg.

Sua beleza chama atenção dos turistas no pantanal, que podem observá-los nas margens de grandes rios e lagos. A espécie está classificada como “em perigo” de extinção na lista estadual de fauna ameaçada, um indicativo de sua raridade e sensibilidade no país. 

Nenhum comentário: