Translate

terça-feira, setembro 17, 2024

115 SÍTIOS HISTÓRICO RECADASTRADO EM MS


Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional recadastra 115 sítios arqueológicos no Mato Grosso do Sul. 

O objetivo é preservar os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana. E eles estão distribuídos entre os municípios, Campo Grande, Corumbá, Jaraguari, Ladário, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Terenos e de Aquidauana.

Conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu art. 20, inciso X, os sítios arqueológicos constituem bem da União, sendo protegidos pela Lei de número  3.924/1961, que, em seu art. 3º, impede a sua mutilação ou destruição.


A MAIOR JABUTICABA DO MUNDO ESTÁ EM GO

 


A jabuticaba é uma fruta originária do Brasil que nasce no tronco e nos galhos da árvore. Nativa da Mata Atlântica, ela pode ser encontrada nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, além de outros.

A fruta tem um formato arredondado e uma coloração roxo-escura. Sua polpa branca possui algumas pouquíssimas sementes e é de sabor doce, sendo utilizada na produção de diversos produtos, como vinhos, sucos, geléias, licores e vinagres.

Em Goiás existe a maior Jaboticabal do mundo, ela fica no distrito de Nova Fátima, município de Hidrolândia, região central do estado, na Fazenda Jabuticabal.

O local tem o maior pomar de jabuticabas do mundo, com 42 mil pés da fruta, e uma Vinícola que oferece a toda população brasileira o turismo rural de degustação, além de outras opções e um espetacular do pôr do sol.

Para a visitação é cobrado um valor na bilheteria que dá acesso e liberdade de usufruir do pomar de jabuticabas o dia todo. Além disso, no rio que passa pela propriedade, é permitido o banho e pesca.

BRASIL EM FUMAÇA

 


Segundo sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil alcançou esta semana o maior foco de queimadas espalhados por todo país. Desde o início de  2024  a nação está incendiando. 

Os estados como Mato Grosso, Pará, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Maranhão são os que concentram a grande parte desses focos de incêndio com uma soma de 127.028 nos registros.

A Capital Federal não é diferente, a cidade de Brasília está envolta a fumaça de fogo desde o último dia 15. Há 145 dias sem chuva o Distrito Federal (DF) está sob alerta laranja por conta da baixa umidade do ar.