Translate

terça-feira, setembro 17, 2024

115 SÍTIOS HISTÓRICO RECADASTRADO EM MS


Instituto do Patrimônio Histórico de Artístico Nacional recadastra 115 sítios arqueológicos no Mato Grosso do Sul. 

O objetivo é preservar os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana. E eles estão distribuídos entre os municípios, Campo Grande, Corumbá, Jaraguari, Ladário, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Terenos e de Aquidauana.

Conforme a Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu art. 20, inciso X, os sítios arqueológicos constituem bem da União, sendo protegidos pela Lei de número  3.924/1961, que, em seu art. 3º, impede a sua mutilação ou destruição.


FOGUEIRA ARQUEOLÓGICA

No município de Aquidauana o sítio arqueológico está localizado em um paredão de rocha entre os distritos de Palmeiras e Piraputanga. Lá foram encontrados restos de fogueiras e objetos que prova que ali residiam povos ancestrais que ocuparam a região há milhares de anos.

O município está distante a 131 km de Campo Grande, todos os materiais coletados no local são levados para o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 Até dezembro de 2014, foram cadastrados 677 sítios arqueológicos em todo o Mato Grosso do Sul, e alguns deles apresentam vestígios que indicam a presença de grupos ceramistas e horticultores nessa região.





Nenhum comentário: