Translate

terça-feira, agosto 20, 2024

OBRA NO DF O CHIFRUDO SERÁ RESTAURADA

 

No Distrito Federal o monumento Solarius, o famoso Chifrudo que fica entre Brasília e o município de Valparaíso de Goiás, localizada na Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, à margem leste da rodovia BR-040, à direita de quem está entrando no Distrito Federal, será pela primeira vez restaurada.

A escultura foi doada à capital do país pelo artista plástico francês Auge Falchi, que idealizou os trabalho a partir das informações veiculadas pelos noticiários franceses, sobre o movimento de migração dos brasileiros de todas as regiões a fim de construírem a Capital Nacional no Brasil em 1967. 

O monumento é feito em aço com chapas galvanizadas, tem 16 metros de altura e simboliza o movimento migratório dos brasileiros para a capital do país. Ferramentas como a foice e facão que marcam a escultura também é conhecido como Pioneiros candangos, representa o desbravamento de Brasília.

Os trabalhos de restauração serão idealizados por alunos do segundo ciclo do RenovaDF, e conta com a participação de órgãos como Companhia Energética de Brasília, Secretaria de Transporte e Mobilidade e a Administração Regional de Santa Maria.

Toda a obra será executada em duas turmas, e em diferentes períodos do dia, que além de recuperar não só apenas a escultura, mas, também todo o espaço público ao redor do monumento. 


CAPITAL MUNDIAL DO BUGGY


O Rio Grande do Norte, é conhecido como a Capital Mundial do Buggy a cidade tem a maior frota desse veículo no Brasil e no mundo.

O reconhecimento se deve a sua grande extensão territorial, somada aos dromedários e às inúmeras praias locais, além disso, o Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país.

Ao completar no dia 25 de dezembro  425 anos, Natal prova que se consagrou como um dos principais destinos turísticos do país.

Sua dimensão compreende uma área de 1.172 hectares, e o espaço é reconhecido pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.

A região atrai mais de dois milhões de visitantes anualmente, encantados pela diversidade das belezas naturais e seus mais de 400 quilômetros de litoral se despontam com alta procura de turistas para a temporada 2024.

Para tornar  o passeio pela região muito mais agradável, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte, juntamente com a indústria de veículos Selvagem, assinaram um acordo de trabalho para desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do estado em 2021.

O Estado é o primeiro da região Nordeste a desenvolver o tradicional veículo, que passeia pelas dunas potiguares, com motor 100% elétrico.

CARRO DE COMBUSTÃO E PLÁSTICO SÃO PROIBIDOS EM PE


 Em Fernando de Noronha Fernando um Arquipélago em Pernambuco, uma lei estadual não permite a entrada de automóveis movidos à combustão a partir de 2025. A ideia é permitir apenas o ingresso de carros elétricos na ilha paradisíaca, substituição que já vem acontecendo nos últimos anos.

A geração de energia renovável é necessária para que o arquipélago cumpra a meta de zerar a emissão de carbono até 2030, estabelecida pela sua administração, com a aprovação e ciência de autoridades pernambucanas, representantes da ANEEL e da concessionária de energia responsável por fornecer eletricidade à ilha.

No arquipélago também não permite a entrada de plástico. O projeto de lei foi criado no final de 2018, onde estabeleceu a proibição da entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens de plástico e seus similares. As regras incluem garrafas plásticas, copos, canudos e sacolas descartáveis.

TURISTANDO EM MT



Através do Sebrae, foi lançado no início do ano em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e parceiros, o portal Turistando em Mato Grosso. Um projeto que agrada turistas de várias idades e que gostam de atividades culturais e apreciar arquiteturas coloniais e degustação de uma boa gastronomia. 

O novo portal traz todas as informações detalhadas sobre os quatro polos: Amazônia, Araguaia, Cerrado e Pantanal, e os 53 produtos turísticos em 20 municípios distribuídos nessas regiões que podem ser explorados pelos visitantes na capital mato-grossense. 

Destaque para os investimentos em infraestrutura turística na região, entre eles está o maior parque multieventos da América Latina, localizado na MT-251, cerca de 11 km da trincheira da Guia. O local conta com uma área total de 300 hectares, o espaço foi doado pelo Grupo Bom Futuro, após chamamento público feito pelo Governo de Mato Grosso.

O complexo conta com um autódromo, estacionamento para 12 mil veículos, espaço para shows e eventos para 100 mil pessoas, kartódromo, lago para prática esportiva com 100 hectares, museu do agro, pistas de: motocross, caminhada, skate, ciclismo, bicicross, além de outros benefícios. 


COSTA NETO E GAROTINHO LIVRES

Crédito: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um inquérito criminal contra o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Costa Neto havia sido condenado por receber suposta propina da antiga Odebrecht, atual Novonor em  2017 e havia sido aberto com base em acordos de colaboração premiada de ex-executivos da empreiteira, firmados no âmbito da Operação Lava Jato.

Outro que também foi liberado pelo STF foi o ex-governador carioca Anthony Garotinho (Republicanos). Desta vez quem beneficiou o réu foi o ministro Cristiano Zanin (STF).

Ele foi condenado pela Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro que o impedia de concorrer nas eleições municipais de 2024.

Segundo informações, Garotinho foi acusado de compra de votos em troca de um benefício social para favorecer candidatos a prefeito e vereador do seu núcleo político nas eleições municipais de 2016, em Campos dos Goytacazes.