Translate

quinta-feira, julho 25, 2024

VOÇOROCA

 


Crateras chamadas de voçorocas  surgem devido ao desmatamento de áreas nativas, no interior do estado do Maranhão.

São enormes abismos que acontecem em áreas onde a vegetação é escassa deixando o solo fraco sem proteção e que pioram durante o período chuvoso. 

Os buracos que surgiram há mais de 30 anos já matou sete pessoas e engoliram cerca de 70 casas e continuam avançando sobre a cidade, desabrigando e ameaçando mais de 300 famílias da região.


O ABISMO

Voçoroca tem origem da palavra tupi-guarani e significa terra rasgada. 

A cidade de Buriticupu, no interior do Maranhão, vem sendo ameaçada por esse fenômeno, 26 crateras gigantes que avançam sobre a cidade já engoliu várias casas em um abismo do medo. 

A cidade, que fica a 417 km de São Luís, no Maranhão, registra abismos de até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento que avançam sobre a cidade, que tem 70 mil moradores.

O fenômeno pode simplesmente desaparecer do mapa local e o prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira, decretou estado de calamidade pública no município após fortes chuvas ocorridas recentemente.

Devido à falta de soluções pelo poder público, os buriticupuenses criaram uma associação para defender os direitos das famílias ameaçadas pelas voçorocas.

O Ministério da Integração Regional já repassou, em fevereiro, R$ 3,3 milhões para região  construir 89 casas para os atingidos pela erosão. 

E ainda planeja liberar mais R$ 7,8 milhões após a entrega das primeiras unidades. 


Nenhum comentário: