Com dimensões de 12,0 metros de comprimento por 4,20 metros de largura, faz parte do programa de implantação e substituição de pontes de madeira, desenvolvido pelo Governo estadual. O objetivo é melhorar as condições de escoamento da produção local com acesso mais seguro à região.
A obra, toda em concreto, poderá eliminar mais uma ponte de madeira e a expectativa é que mais de mil caminhões passem pelo local diariamente.
A ponte de madeira é geralmente construída com agilidade em relação à ponte de concreto, mas também, tem uma menor durabilidade.
Segundo administração municipal as pontes de madeira têm um grande custo em suas manutenções, pois depender do desmatamento de árvores grandes para arrumar madeira suficiente para reformar.
O projeto de se construir as pontes de concreto na região, beneficiará o meio ambiente.
Em 2023 o Governo do Estado do Mato Grosso prometeu a troca de 24 pontes de madeira por aduelas de concreto, no pacote 141 pontes estavam na mira, e até o final do ano passado o projeto ainda estava em curso.
Um dos projetos mais ousados do Governo de Mato Grosso são as ponte de concreto da rodovia Transpantaneira na MT-060, principal rota de acesso ao Pantanal mato-grossense.
Em 2019 só na região existiam 120 pontes sendo que 88 delas eram de madeira, com a substituição a expectativa é de que fortaleça o turismo na Transpantaneira, porque acabará a insegurança de transitar no local.
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