Translate

quarta-feira, agosto 07, 2024

BAHIA - MÉDICOS


 Para cada mil habitantes, a Bahia tem 190 médicos para atender os cidadãos, um número bem abaixo dos recomendados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Um levantamento feito este ano pela Demografia Médica no Brasil, os estados do Acre, Amazonas, Maranhão e Pará têm as menores densidades de médicos do país e no ranking esses estados têm menos de dois médicos por 1.000 habitantes.



SEM MÉDICOS

Segundo pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com dados obtidos pela Associação dos Mantenedores Independentes Educadores do Ensino Superior em parceria com o Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

Baseado no Censo 2022, Datasus, o número de médicos no estado da Bahia é insuficiente para atender a população da região.

Dos 29.611 médicos registrados no Conselho Regional de Medicina da Bahia, 33,5% atuam na rede pública estadual, para o órgão existe uma má distribuição dos profissionais pelos 417 municípios baianos.

Até 31 de julho deste ano, havia 32.612 médicos ativos na região, que há poucos médicos no estado. 

O poder público tem buscado ampliar o número de vagas de residência médica, tanto que em 2024 foram ofertadas 1.030, números 14,5% maior que em 2023. Atualmente, a Bahia possui cerca de 2.000 residentes, distribuídos em 56 especialidades, para os quais o Governo do Estado financia 59% das bolsas, cujo investimento é de R$ 57 milhões ao ano.


Nenhum comentário: