Translate

sexta-feira, março 12, 2021

BRASIL CAI NA POSIÇÃO DIGITAL



O Brasil está em 64º lugar no ranking de Índice de Viabilidade Digital edição 2020.  
O levantamento é feito anualmente pela Huawei, e mostrou que o país perdeu cinco posições em relação ao ano anterior, onde alcançou pontuação bem mais satisfatória. 

 Segundo a listagem, no quesito conhecimento digital o país teve um progresso significativo, mas quando chegou em matéria de investimentos, categorias, conectividade, infraestrutura e regulamentação, deixou a desejar.

Na divulgação, os EUA manteve a liderança absoluta de anos, seguido pela Dinamarca, Alemanha e China.

Hong Kong ocupava anteriormente a 11ª e hoje aparece na 7ª posição;
A Coreia do Sul, que antes estava na 16ª lugar, agora chega a 12ª.

O Chile aparece em último, na 40ª posição do mapa desenhado pela empresa.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, o resultado de 2020, sofreu grande influência com a pandemia do novo coronavírus. 




Os países que apresentavam um ambiente propício à digitalização responderam tranquilamente aos anseios da crise, com uma aceleração no processo de transformação digital,  
saindo a frente no que inclui a implementação de processos digitais para ajuda rápida no quesito financeira ou sanitária a população. 

Vale destacar que no início da pandemia aqui no Brasil, o governo federal, rapidamente em cooperação com o Ministério da Economia e o Ministério da Saúde, criaram plataformas digitais para facilitar a contratação de profissionais e dar assistência ao cidadão.

Em junho de 2020 o Governo Federal, já havia digitalizado 150 serviços essenciais, incluindo 46 novos serviços da Agência Reguladora de Saúde Suplementar ANVISA, Seguro Desemprego do Empregado Doméstico e o Auxílio Emergencial, que foi 100% projetado para ser utilizado digitalmente.

Também vale ressaltar que as mudanças na atuação do Poder Legislativo brasileiro foi destaque no exterior, devido a sua qualidade e credibilidade de atuação com os trabalhos digitais. 

O que deixou mesmo a desejar aqui no país na era digital, foi o desempenho econômico no que diz respeito a participação dos setores de serviços da economia como: restaurantes, hotéis e outros setores, além do aumento do déficit fiscal.
  

Nenhum comentário: