Amanhã, 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças. Uma data especial criada em 1924, dedicada exclusivamente aos baixinhos.
Segundo a história, o dia só foi popularizado a partir da década de 1950, mediante uma campanha publicitária idealizada pela fábrica de brinquedos da Estrela e Johnson & Johnson.
Essas empresas, visando expandir suas mercadorias, começaram a divulgar produtos infantis como marketing de captação, fazendo da data uma de grande indústria de comercialização.
O mercado brasileiro de brinquedos é o sétimo maior do mundo, oferecendo para os lojistas a oportunidade de ganhar mais dinheiro com o evento.
Atualmente, o Dia das Crianças é um símbolo comercial bastante relevante, pois as vendas, sobretudo de brinquedos e eletrônicos, levam famílias inteiras para uma loja ou shopping à procura de presentes ideais, esquecendo que o certo nesta data seria levar os pequenos para interagir com a natureza, seja na praça, bosque ou quintal de casa.
Segundo a ONG Aliança pela Infância, brincar faz com que a criança aprenda a lidar com frustrações, tolerância e diversidade da vida. Dessa forma, a criança chegará à vida adulta mais confiante e resiliente, capaz de lidar com o que a vida lá fora tem lhe oferecer. Mas essa ação precisa ter pais engajados em encorajar e acompanhar esse filho por algumas horas, já que o processo segurança está a desejar não só para os pequenos, mas para qualquer cidadão brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário