Tombado em três níveis: mundial, nacional e distrital, no ano de 1987, foi declarado Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O local é considerado um dos maiores conjuntos arquitetônicos projetados por Oscar Niemeyer para a capital federal, em 1958.
O teatro ficou fechado por oito anos até o início dos trabalhos em 2022, executados pelo governo do Distrito Federal, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Fechado desde 2014 após descumprir normas dos bombeiros e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, foi entregue à população local ontem após uma extensa obra de restauração na Sala Martins Pena.
As próximas etapas a serem contempladas serão as obras das salas Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e o Espaço Dercy Gonçalves.
A cerimônia de reinauguração teve um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.
A apresentação foi exclusiva para os operários que trabalharam na reforma do espaço e a programação de abertura ao público vai acontecer no próximo dia 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário