Translate

quarta-feira, julho 17, 2024

VISÃO E CNH

 

Segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), com base em informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de motoristas no Brasil passou de 14,4 milhões, em 2014, para 25,4 milhões, em 2024. 

E junto a esse número crescente também teve alta nos números de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação por conta de problemas de visão. 



VISÃO


Para dirigir é importante identificar placas de trânsito, semáforos, obstáculos na pista, e outros veículos e pedestres. Qualquer dificuldade visual, seja miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o condutor tem que procurar urgente um oftalmologista. 

Por essas e outras razões, o teste de visão é um dos fatores importantíssimo na hora de avaliar se alguém está apto para adquirir a carteira de motorista.

Segundo o mapeamento do CBO com o Senatram, quase 80% de pessoas nos últimos dez anos adquiriram uma condição ocular e os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro são os locais com a maior proporção de restrições em relação ao total de CNHs. 

O estado do Acre é diferente, ele concentra o menor percentual no panorama nacional, com apenas 20% dos condutores apresentando alguma restrição visual para dirigir.

Vale destacar que em uma década entre os anos de 2014 e 2024, a maioria dos estados Brasileiro teve um cenário complicado para essa difidência. O aumento percentual de condutores com restrições foi mais significativo são: Goiás (129%); Tocantins (128%); Roraima (125%); Mato Grosso (120%); Acre (119%); Amazonas (110%); Rondônia (103%); Alagoas (103%); Maranhão (102%); e Piauí (100%). No extremo oposto, surge o Distrito Federal, com aumento de 40%. 




Nenhum comentário: