Translate

quinta-feira, outubro 31, 2024

VLT X BRT EM MATO GROSSO


Os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos(VLT) do Estado do Mato Grosso (MT), vendido para o estado da Bahia (BA), estão guardados desde 2014 em um local próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

Os veículos foram vendidos por um acordo de transferência realizado entre os dois estados através do Tribunal de Contas da União em julho deste ano, e serão transportados pelo consórcio VLT conforme acordo feito entre as partes.
São aproximadamente 40 vagões negociados pelo valor de R$ 793,7 milhões, divididos em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação. A primeira parcela será paga até 31 de dezembro deste ano e as demais na mesma data de cada ano, até 2027.



Segundo o consórcio, os vagões serão enviados primeiramente para Hortolândia, no estado de São Paulo, onde devem passar por revitalização e processo de restabelecimento técnico para retomarem a capacidade operacional.

Ao todo, são 280 vagões que vieram da Espanha e transportaram 160 mil pessoas por dia.

Também estão sendo retirados os ferros que vieram da Polônia e as borrachas que vieram da Itália, todo o material seria usado nos trilhos.

O VLT era uma das obras para a Copa do Mundo no Brasil. A construção parou ainda em 2014, depois que a Polícia Federal e o Ministério Público denunciaram corrupção e desvio de dinheiro.

As obras que deveriam ter ficado prontas há nove anos e que já custou mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos agora estão sendo demolidas.

O governo do estado de Mato Grosso substituiu o antigo projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos de Cuiabá pelo Ônibus de Trânsito Rápido.
Os recursos da negociação têm objetivo de ressarcir os cofres do Estado de Mato Grosso e custear as obras do Sistema BRT.

Nenhum comentário: