Translate

terça-feira, julho 23, 2024

SÍTIO DE QUEIMADO

 As ruínas de São José do Queimado, pertencente ao município de Serra, no estado de Espírito Santo, já foi palco da maior revolta de escravos no tempo do império antes da assinatura da Lei Aurea, a lei que extinguiu a escravidão no Brasil.   

Hoje conhecido como Sítio Histórico de Queimado, está localizado em uma zona rural da região capixaba, e se tornou importante para a população, por receber visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. 


SERRA

  Palco da maior revolta de escravizados no estado, um marco na história da negritude da capital, a construção da Igreja de São José do Queimado teve sua inauguração no dia 19 de março de 1849.

Com o passar dos ´seculos, a Igreja virou ruína, sendo tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura em 1992.

O terreno do Sítio Histórico do Queimado, que era de propriedade particular, foi doado à Prefeitura da Serra em 2015, em meio a uma promessa do município de revitalização.

Após se ter transformado em um complexo de museu ao ar livre, em 2022 o local passou a receber obras de restauração entregues em julho deste ano.

Hoje o local ganhou nova estrutura através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra

com sala de exposição, saguão, área de serviço e banheiros com acessibilidade além de uma área de estacionamento.

Calçadas com pedra portuguesa interligando os espaços, nova iluminação em LED, bancos, paisagismo.

 Nova pintura nas ruínas, restauro do cemitério e uma rede de abastecimento de água e fossa filtro.

Nenhum comentário: