Translate

quarta-feira, junho 26, 2024

MELHOR DO MUNDO

 

Foto site do Governo do Pará. 

 Uma instituição de ensino pública  no Brasil foi selecionada entre as 10 melhores do planeta  para concorrer ao Prêmio Melhores Escolas do Mundo, na categoria Ação Ambiental.


O centro educacional em questão é a Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, do município de Itaituba, no Pará, foi a única finalista brasileira na categoria Ação Ambiental do prêmio World’s Best School Prizes 2024, idealizada pela organização britânica T4 Education.



PRÊMIO

Ela foi selecionada entre as 10 melhores e agora ela corre atrás do primeiro lugar que irá acontecer no mês de setembro.


Até o dia 28 de junho, está aberta a votação para quem quiser participar e escolher as três melhores do concurso.

A unidade de ensino teve reconhecimento por ensinar os alunos a serem guardiões ambientais da Amazônia, aumentando a biodiversidade e o envolvimento da comunidade com desafios apresentados pelo desmatamento, perda de biodiversidade e disparidades socioeconômicas.
 
Tudo começou com o projeto foi desenvolvido pela professora Eliude Ramos juntamente com a turma do Atendimento Educacional Especializado de estudantes surdos e com deficiência intelectual.

Eles montaram no Instagram uma loja virtual com peças usadas, chamada Moda Circular, onde os alunos usavam a Língua Brasileira de Sinais para falar sobre os detalhes das roupas, as formas de pagamento e os demais sinais necessários para a compra e venda com a temática sustentabilidade.

Com o sucesso do trabalho à venda no brechó passou a ser feita presencial e com isso os alunos tiveram uma nova ideia.

Como a escola é rodeada por quatro ipês-amarelos, eles resolveram coletar suas sementes, guardá-las em papel de seda e doá-las como lembrança para quem fosse ao Brechó da Moda Circular e Sustentável realizado na unidade.

Além de ganhar sementinhas de ipê, os visitantes puderam aprender a comunicação em LIBRAS com os estudantes.

O sucesso foi tanto que eles passaram a coletar e receberem sementes variadas da comunidade para desenvolverem mudas de espécies nativas

O projeto também abarcou diferentes variedades de sementes amazônicas, como açaí, buriti e jatobá.

Para isso foi criado berçários improvisados, feitos de caixas de ovos, caixa de papelão e de isopor para guardar as sementes recebidas e depois serem plantar pelos estudantes nos centros de ensino, no igarapé perto da escola,  às margens do lago Bom Jardim, todos localizados no município de Itaituba.

Ao todo, 280 mudas foram plantadas na região e os participantes receberam orientações sobre como preparar o solo, cavar buracos, além de terem a chance de jogar as bolas de sementes no meio ambiente, para germinarem. 


Nenhum comentário: