Translate

segunda-feira, maio 20, 2024

MORTE PRESIDENTE IRÃ


O Presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero no último dia 19. Ele era um dos forte candidato a substituir o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo da nação. Aos 85 anos e uma das pessoas mais influente no país, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado.



O ACIDENTE

O helicóptero que levava o presidente e sua equipe caiu perto da fronteira com Azerbaijão ao fazer um pouso forçado em uma região montanhosa, em razão das más condições climáticas, com forte neblina que estava no local.

Passageiros e tripulantes, só foram encontrados após uma busca noturna, realizada em meio de nevasca. Os destroços foram encontrados horas depois e assim a morte deles pode ser confirmada.

Com a óbito do presidente iraniano, o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhiber é quem deveria assumir o cargo, mas quem vai tomar a decisão se ele fica no poder ou não é o líder supremo, Ali Khamenei .

Diversos líderes mundiais lamentaram a morte do presidente, entre eles o Presidente da Rússia Vladimir Putin, que lástima o ocorrido já que os dois tinham um elo especial, devido os conflitos da guerra com a Ucrânia. 

O Irã é um dos fornecedores de drones Shahed para a Rússia, que estão sendo utilizados no ataque a Ucrânia.


IRÃ NO MUNDO CRISTÃO


Segundo a organização não governamental Portas Abertas, no mundo existem 50 lugares onde os cristãos são mais perseguidos, hostilizados, torturados e até mortos por conta da escolha de sua fé.   O país que está em primeiro lugar de cristãos perseguidos é a Coreia do Norte e o  Irã  aparece na nona posição, das nações mais perigosas para comunidade cristã no que se refere à liberdade religiosa.

Conforme a Lista Mundial de perseguidos de  2024, o número de acuados aumentou em aproximadamente  365 milhões de pessoas no mundo, representando um em cada sete pessoas  no planeta. 


Nenhum comentário: