Translate

terça-feira, maio 21, 2024

CHUVEIRINHO

 


A revolução da ciência conseguiu reproduzir em casa a Paepalanthus acanthophyllus, planta típica do Cerrado, mais conhecida como chuveirinho.
Segundo a responsável pela ação, a planta cultivada na residência ficou bem mais alta do que a que cresce de forma aleatória na natureza.

CHUVEIRINHO

Chamado de sempre-viva ou sombreiro, o chuveirinho da espécie Paepalanthus specious é típica do cerrado, é de fácil identificação pela flor arredondada, que surge entre março e junho.

Encontrado no Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Maranhão É uma erva robusta que cresce em veredas, recentemente essa planta desconhecida foi a vencedora do O The Nature Photography Contest, concurso de fotografia sobre natureza aberto para amadores e profissionais, A foto venceu a categoria de Vida Vegetal, nesta que é a primeira edição da disputa e o responsável foi o fotógrafo Márcio Cabral. A planta agora se tornou uma espécie de destaque no país, é que pela primeira vez, a ciência conseguiu reproduzir em casa de vegetação a Paepalanthus acanthophyllus o chuveirinho. Conforme a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia do distrito federal Dulce Alves, que desenvolveu o método de cultivo, a descoberta abre as portas para a possibilidade não só de preservar espécies do bioma, mas também de novas oportunidades de negócio no mercado de plantas ornamentais e de mais opções para o paisagismo urbano da região. Uma das novidades deste trabalho é que no campo, o chuveirinho chega no máximo a meio metro de altura.
Mas no cultivo em casa com um bom solo, fez a planta atingir mais de um metro.

Nenhum comentário: