Translate

quarta-feira, outubro 11, 2023

MINIFLORESTAS


 Organizações sem fins lucrativos criam  mini florestas em São Paulo,  e as  crianças é que são responsáveis pela plantação. 


No dia das crianças, que é comemorado neste 12 de outubro, é bom registrar ações feitas por essa galera, que estão sendo formada em pessoas responsáveis e conscientes em relação ao futuro do meio ambiente. 

Quem passa pela Avenida Jovino Furkim no Jardim Novo Horizonte, em Jundiaí, em São Paulo, percebe uma verdadeira transformação na paisagem que ganhou muito mais verde e mais vida, isso por conta da Mini Floresta que crianças e adolescentes plantaram no Bosque da Fonte. 



MUDAS


São aproximadamente mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica que fica na Casa da Fonte, associação socio educacional sem fins lucrativos fundada em 2005 no bairro Novo Horizonte, município de Jundiaí e que ocupa uma área de preservação ambiental de mil metros quadrados na região.

O projeto da mini floresta tem apoio do Departamento de Água e Esgotos de Jundiaí e Terra Ambiental, a qual é a fornecedora dos fertilizantes orgânicos desde o plantio até o desenvolvimento das plantas.

Outra organização sem fins lucrativos que abraçou o projeto é a Formigas-de-Embaúba, que promove educação ambiental através do plantio de mini florestas de Mata Atlântica nas escolas públicas de São Paulo.

A associação formigas-de-Embaúba, realiza o trabalho em parceria com o MapBiomas e o Laboratório Quapá da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, que realizou um estudo e concluiu que 650 escolas da rede pública do estado têm condições de receberem  500 mil árvores da Mata Atlântica.

O objetivo do projeto é reflorestar uma das maiores metrópoles do Brasil, através das escolas, fazendo com que pessoas, desde a infância, integrem as ações necessárias para amenizar a crise climática.
O projeto já está sendo considerado um dos trabalhos mais promissores do país, sendo listado como uma das 10 soluções mais inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

  1. Segundo a organização mundial de saúde no Brasil, a cada 100 mil crianças de 5 anos, 41 morrem anualmente devido a alguma modalidade de poluição do ar, que se tornou a maior causa ambiental de doenças e mortes prematuras não apenas no país, mas no mundo.
  2. No artigo 255 da constituição federal brasileira, diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.



INFORMAÇÕES: https://ciclovivo.com.br

Nenhum comentário: