Translate

terça-feira, julho 02, 2024

3 DE JULHO DIA SEM SACOLAS PLÁSTICAS

 

O Dia Internacional sem Sacos Plásticos será celebrado amanhã é um momento importante para  conscientizar a população sobre a necessidade urgente de reduzir o uso e consumo de plásticos.

O Instituto Socioambiental dos Plásticos estima que 13 bilhões de sacolas plásticas são usadas por ano no Brasil, um total de mais de 60 sacolas  por pessoa.



Segundo estimativa, os sacos plásticos são resistentes ao tempo e podem levar entre 400 e 1.000 para se decompor.

Com um período muito longo de degradação do produto, é difícil traçar um estudo mais preciso dessa data, então a solução mais sustentável para o fim do plástico pós-consumo está na reciclagem.

Em 3 de julho, o dia em que se comemora o Dia Internacional Sem Sacos Plásticos, chama atenção para a geração e consumo excessivo do material e o seu descarte inadequado que prejudica o meio ambiente.

No Brasil, enquanto as recicladoras de plásticos enfrentam cenários de ociosidade de até 40% de sua capacidade instalada, excesso de embalagens e de produtos fabricados desses materiais  vão  parar em aterros sanitários, lixões ao ar livre ou vão parar nos corpos d’água.

Segundo relatório Um Oceano Livre de Plástico, da organização ambientalista Oceana Brasil, essa publicação diz que  325 mil toneladas de materiais plásticos são lançadas anualmente nas praias e no Oceano Atlântico, ameaçando a biodiversidade marinha e a própria saúde humana no país.

Por isso, mais de 70 entidades e cientistas brasileiros assinaram um manifesto, dirigido à Casa Civil, à Presidência da República e a vários ministérios, cobrando uma postura firme do governo brasileiro nas negociações que se desenrolaram.

A ação aconteceu entre os dias  23 a 29 de abril, e contou com 175 países que se reuniram em Ottawa, no Canadá, onde se discutiu um tratado da Organização da Nações Unidas (ONU) que buscam um planejamento conjunto com os países para combater a poluição de plástico no mar. 

A ideia é aborda todo o ciclo de vida do plástico, incluindo a sua produção, concepção e eliminação.

Nenhum comentário: